BRASIL

Pöyry amplia participação no setor de mineração

A Pöyry, empresa de consultoria e serviços de engenharia, anunciou ao mercado ontem (28) que passará a atender os clientes de mineração e siderurgia utilizando o conceito “da mina ao porto”, que oferece desde o estudo de viabilidade até a logística de transporte. O objetivo da empresa é garantir o aumento da produtividade e economia em todas as fases do projeto.

Pöyry amplia participação no setor de mineração

A multinacional finlandesa, antes voltada essencialmente para processos minerais, passa a usar a estratégia de “one stop shop”, em que uma única empresa oferece múltiplos serviços, como análises de impacto ambiental, estudos econômicos, projetos de beneficiamento, logística, ferrovias, estradas e até portos.

“Dessa forma, conseguimos utilizar toda a expertise da empresa para projetos dos clientes de mineração, siderurgia, metalurgia, fertilizantes, cimento e agregados”, afirmou Marcelo Xavier, diretor de Mineração e Siderurgia da Pöyry.

De acordo com Xavier, contar com uma única consultoria para coordenar todas as fases do projeto elimina problemas como a necessidade de revisões das fases implementadas por diferentes fornecedores. Esta situação, segundo o diretor, tem impactado muitas mineradoras em função de falhas, falta de integração entre as fases e, consequentemente, necessidade de refazer etapas dos projetos.

O conceito de empresa que atende seus clientes desde os projetos de minas até os portos na área de mineração traz maior economia e minimiza os riscos, já que, de acordo com a Pöyry, contratar diversos prestadores de serviços para concluir fases diferentes de um mesmo projeto pode encarecê-lo, além de gerar mais desgaste na administração e produtividade da obra.

A mineração é a segunda maior área de negócios da Pöyry no Brasil. O escritório brasileiro, inaugurado em Belo Horizonte em 2011, é hoje o headquarter do grupo para o setor, coordenando todos os projetos na América Latina.

“Começamos a operação com dois profissionais e hoje somos 120. Estamos focando em produtividade, o que torna a Pöyry mais competitiva, com profissionais experientes em engenharia e foco nas reais necessidades dos clientes”, afirmou Xavier.

Além do Brasil, a empresa está presente no mercado de mineração da Finlândia, Peru, Chile, Suécia, Indonésia, Tailândia e Malásia. Empresas como Vale, CSN, Alcoa, Ersa, Gerdau, Vale Fertilizantes, Novelis e Yamana Gold integram a carteira de clientes da Pöyry.

“Um dos diferenciais da Pöyry é que fazemos intercâmbio de competências entre profissionais de todos esses países e de outros segmentos para oferecer a melhor proposta para os clientes, buscando sinergias e inovação com as melhores práticas em projetos.”, disse Xavier.