BIZARRO

BIZARRO: Empresa constrói escritório com aço balístico da SSAB

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Ostrava tem maior museu de mineração da República Tcheca; Pó da mineração ameaça geleiras chilenas.

BIZARRO: Empresa constrói escritório com aço balístico da SSAB

Empresa constrói escritório com aço balístico da SSAB

Projeto arquitetônico da empresa Sekuro, única empresa brasileira de aluguel de caixas de segurança privada, foi feito em blindagem, incluindo os painéis Ramor 500, aço com propriedades balísticas com qualidade garantida produzido pela SSAB, multinacional sueca líder mundial na fabricação de aços de alta resistência. O local é uma espécie de "bunker nas alturas", um labirinto formado por paredes de concreto armado e painéis blindados, que são chapas Ramor 500 da SSAB, além de rigoroso controle de acesso baseado em tecnologia japonesa, barreiras físicas, tecnológicas e monitoramento 24 horas. Andrés Aracama, Diretor Geral da Sekuro, afirma que o aço da SSAB atendeu às expectativas do projeto arquitetônico da unidade. "Somos a primeira empresa no mundo a utilizar esse tipo de tecnologia", afirma, ressaltando os benefícios no negócio e na segurança do local. "Queremos ter os aços da SSAB em todas as nossas futuras instalações", salienta Daniel Aveiro, Diretor de Operações da Sekuro. "O aço Ramor da SSAB já está bem difundido em aplicações de blindagem veicular e arquitetônica, mas é a primeira vez que trabalhamos com uma aplicação como a da Sekuro", diz Lisandro Peliciolli, gerente-geral de Vendas da América do Sul Atlântico. As informações são da SSAB.

Ostrava tem maior museu de mineração da República Tcheca

Nessa cidade da Morávia do Norte a maior atração são monumentos técnicos, assim como a famosa Rua de Stodololi, símbolo de diversão e um local que nunca fecha. Em Vítkovice, os visitantes podem conferir o impressionante complexo industrial que data da primeira metade do século 19, responsável pela produção de ferro na época. Graças a uma reforma gradual, um mundo único de tecnologia emergiu do passado e se transformou em atração turística. A cidade de aço lembra muito alguns cenários descritos por Júlio Verne em sua obra. A planta siderúrgica Vítkovice pertenceu aos Rothschild, importante família de banqueiros. No local, podem ser vistas as casas originais feitas para os trabalhadores da empresa. Outro ponto que vale a visita está o Landek Park, maior museu de mineração da República Tcheca e local de renome mundial onde a geologia, a arqueologia e a mineração se encontram. A Mina de Michal também oferece uma série de rotas para os visitantes, que podem refazer o trajeto autêntico dos mineiros: do vestiário até a própria galeria da mina. Durante o passeio pela cidade tcheca, há paradas quase obrigatórias como a igreja do Divino Salvador ou o Castelo de Ostrava e Silésia. As informações são do Diário do Nordeste.

Pó da mineração ameaça geleiras chilenas

O Chile abriga 4/5 das geleiras da América do Sul e possui alguns dos maiores campos de gelo do mundo fora das regiões polares, que estão, segundo o professor Fabrice Lambert, sob ameaça da poeira da indústria de mineração. Lambert, climatologista da Universidade Católica do Chile, acredita que as 24.114 geleiras do país estão em perigo devido à atividade de mineração, embora a causa e o efeito diretos sejam difíceis de estabelecer. "A poeira gerada pela mineração pode se instalar nas geleiras, cobrindo a superfície branca para que as partículas absorvam a energia solar, resultando em um rápido derretimento glacial", disse Lambert. É um problema porque "algumas geleiras no Chile estão perto de minas", diz ele. Sara Larrain, diretora da ONG ambientalista Chile Sustentável, diz que o país precisa de legislação como a vizinha Argentina para proteger suas geleiras, mas afirma que tais propostas continuam sendo obstruídas pelo poderoso setor de mineração. Joaquin Villarino, presidente do Conselho de Mineração do Chile, diz que essas leis não são necessárias. "Mais de 70% das atividades de mineração ocorrem em áreas onde não há geleiras", disse ele. Em qualquer caso, sob a legislação atual "há certa proteção que impede as empresas de mineração de danificar as geleiras existentes". As informações são da Gulf News.