BIZARRO

BIZARRO: Astrofísicos descobrem ferro e titânio em exoplaneta

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Cidade peruana espera há dez anos para ser mudada de lugar; Jazida na África do Sul contém maior concentração de manganês do planeta.

 Exoplaneta KELT-9b está a 620 anos-luz da Terra

Exoplaneta KELT-9b está a 620 anos-luz da Terra

Astrofísicos descobrem ferro e titânio em exoplaneta

Pesquisadores encontraram pela primeira vez ferro e titânio na atmosfera de um planeta fora do Sistema Solar, mais precisamente, no exoplaneta KELT-9b, sendo ele mais quente do que muitas estrelas, segundo um artigo publicado no site Space.com. O exoplaneta está localizado a cerca de 620 anos-luz da Terra, na constelação Cisne, ele também é conhecido como "Júpiter ultraquente", pois se trata de um gigante gasoso como Júpiter, porém é maior, tendo o triplo do tamanho e o dobro do diâmetro de Júpiter, além de orbitar extremamente perto de sua estrela-mãe (KELT-9). Ele também apresenta temperaturas que podem ultrapassar os 4.300 graus Celsius. "É tão quente que se assemelha a uma estrela, embora seja um planeta", afirmou Kevin Heng, astrofísico da Universidade de Bern, Suíça, ao Space.com.

Cidade peruana espera há dez anos para ser mudada de lugar

Cerro de Pasco, no Peru, é, em sua essência, uma enorme mina a céu aberto localizada a 4,3 mil metros de altitude. Os níveis de metais pesados no solo e na água são extremamente altos e têm causado sérios problemas de saúde em seus moradores. "Meu filho tem chumbo, arsênio, cádmio, mercúrio e todo tipo de minerais em seu sangue", diz Irma Estrella, mãe de Jhan Estrella. Em 2008, o Congresso peruano aprovou uma lei para mudar a cidade inteira de lugar. Os moradores ainda estão esperando por isso. O governo do Peru já decretou estado de emergência de saúde pública três vezes em Cerro de Pasco. Mas não concorda que a causa seja a mineração. As informações são do G1.

Jazida na África do Sul contém maior concentração de manganês do planeta

A maior acumulação de manganês do planeta está no Campo de Manganês do Kalahari, na Província do Cabo Setentrional, na África do Sul, já que contém aproximadamente 75% de todas as reservas conhecidas desse metal em terra. O depósito do Kalahari, que mede 15 quilômetros por 35 quilômetros, é, de longe, o maior e também o mais importante economicamente, contendo 99% de todas as reservas conhecidas da região, diz o livro "The manganese adventure: The South African manganese fields". O país africano detém reservas de 200 milhões de toneladas de manganês, as maiores do mundo, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).