BIZARRO

BIZARRO: Empresa russa pretendem extrair minerais de asteroides

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Cientista descobrem dunas fantasmas em Marte; Toshiba desenvolve bateria que carrega em seis minutos.

 Asteroide

Asteroide

Empresa russa pretendem extrair minerais de asteroides

A Sociedade de Pesquisa e Produção Lavochkin definiu as características que o módulo de transporte interplanetário deve ter para a extração de recursos minerais em asteroides. O módulo espacial será composto por um sistema de propulsão, tanques de combustível, equipamento de sobrevivência, comunicação e acoplamento.

Além disso, será possível equipar o dispositivo com componentes adicionais de acordo com seus objetivos. Assim, será capaz de atracar em um asteroide, instalar nele o equipamento de extração, armazenar os recursos extraídos em seus contentores e enviá-los para a Terra em módulos de transporte. Antes da criação desses dispositivos, como acreditam os especialistas russos, é necessário desenvolver uma série de tecnologias que não existem hoje. Entre elas: uma plataforma de pouso, métodos de extração de minerais, agregados para o enriquecimento do material, recipientes para transporte e veículos retornáveis. As informações são do site Sputnick.

Toshiba desenvolve bateria para EV que carrega em seis minutos

A Toshiba revelou o desenvolvimento de uma bateria para carro elétrico (EV) capaz de apresentar uma elevada velocidade de carga. Utilizando eletrodos de óxido de titânio e nióbio (TNO), a bateria tem capacidade de 49 Ah e a densidade energética é de 350 Wh/L. Já o tempo de carregamento dos 0 aos 90% é igualmente impressionante: é efetuado em menos de seis minutos. Apesar da rapidez do carregamento, a Toshiba mostra que a durabilidade da bateria não estará comprometida. São estimados 14.000 ciclos de vida e a capacidade de retenção apresentada após 7.000 ciclos é de 86%. As informações são da imprensa portuguesa.

Cientista descobrem dunas fantasmas em Marte

Um estudo publicado no periódico Journal of Geophysical Research: Planets por cientistas da Universidade de Washington em Seattle, nos Estados Unidos, revela a descoberta de várias dunas fantasmas na superfície de Marte. Os pesquisadores detalham como a descoberta pode influenciar futuras pesquisas sobre o planeta vermelho.

Em anúncio, a União Americana de Geofísica explica que dunas fantasmas são espaços onde uma vez existiram dunas de areia. A partir de análises de imagens de satélite, os pesquisadores identificaram 480 dunas fantasmas na região de Valles Marineris em Marte, o maior conjunto de cânions do Sistema Solar. As informações são da revista Galileu.