BIZARRO

BIZARRO: Maior pneu do mundo pesa quase 6 toneladas

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Pesquisadores criam bateria que não explode; Fábrica de bentonita na Paraíba é palco de gravações de série da Globo.

Cena da novela "Onde nascem os Fortes"

Cena da novela "Onde nascem os Fortes"

Pesquisadores criam bateria que não explode

Pesquisadores da Universidade de Maryland, localizada perto de Washington, nos EUA, em colaboração com o Laboratório de Pesquisa do Exército Americano e o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia, desenvolveram uma bateria segura, que não explode. Os cientistas utilizaram um eletrólito à base de água, contendo sal e zinco metálico. Essa tecnologia não é novidade, mas nas tentativas anteriores os estudos paravam quando não se conseguia uma densidade de energia semelhante às obtidas com baterias de íons de lítio, as mais utilizadas atualmente em dispositivos eletrônicos.

Segundo Fei Wang, pós-doutor associado da Universidade de Maryland, "essa foi a primeira vez que conseguimos desenvolver uma bateria que competisse com as de íons de lítio, considerando a densidade energética, mas sem os riscos de explosão". As baterias de zinco eram conhecidas por sua baixa confiabilidade e histórico de rápida degradação com uso contínuo. Como forma de solucionar esse problema, foi desenvolvida uma mistura de água salgada altamente concentrada, o que tornou a bateria muito mais potente do que as do mesmo tipo desenvolvidas anteriormente e, tudo isso, sem o risco de acidentes, caso seja perfurada ou esmagada. As informações são do site Techtudo.

Maior pneu do mundo pesa quase 6 toneladas

O maior pneu do mundo pesa 5.704 quilos e mede 4 metros de altura. Ele foi exposto na Expomin 2018, uma das maiores exposições de mineração do mundo, que aconteceu no Chile no fim do mês passado. Esse produto é utilizado por mineradoras de todo o mundo em caminhões basculantes que pesam mais de 700 toneladas, incluindo a carga.

O pneu XDR3 é fabricado pela Michelin em Vitória, na Espanha, e em Lexington, nos Estados Unidos. Para inflar, utiliza-se o mesmo princípio dos pneus de bicicletas, mas em grande escala. Os balões de nitrogênio são conectados a uma válvula e, assim, infla o pneu. O operador de caminhões da mina de Chuquicamata, no Chile, Jaime Munoz, diz que o pneu conta com uma medida de oxigênio e outra de nitrogênio, esse último ajudando na segurança do pneu. As informações são da Expomin.

Fábrica de bentonita na Paraíba é palco de gravações de série da Globo

Uma fábrica de bentonita na Paraíba é palco de gravações da série "Onde nascem os fortes", da Globo. O Lajedo de Pai Matheus, elevação rochosa em Cabaceiras (PB), também serviu de cenário para gravações. Os locais vão representar as paisagens do sertão nordestino, traduzindo o solo e a vegetação do local. Desde outubro, a equipe da trama de George Moura e Sergio Goldenberg está em contato com a natureza em estado bruto da região rural de Cabaceiras. Há ainda locações nas cidades de Soledade (PA) e Boa Vista (PA), para contar a saga de Maria, interpretada por Alice Wegmann.

Na trama, a personagem principal luta para encontrar o irmão desaparecido, Nonato, interpretado por Marco Pigossi, em meio ao conflito amoroso com Hermano, papel de Gabriel Leone, que, por sua vez, é filho de Pedro, interpretado por Alexandre Nero, que vem a ser o principal suspeito do suposto crime. As informações são do jornal Extra.