BIZARRO

BIZARRO: Sotreq fornece equipamentos para evento de caminhões monstros

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Diamantes podem ser usados para produzir combustível; Dono de mineradora quer construir Titanic e produzir novo filme.

BIZARRO: Sotreq fornece equipamentos para evento de caminhões monstros

Dono de mineradora quer construir Titanic e produzir novo filme

Clive Palmer, que fez fortuna com mineração de minério de ferro, níquel e carvão, declarou que gostaria de construir uma réplica do que foi considerado o maior e melhor navio do mundo, o Titanic. Palmer também mostrou interesse em fazer dois filmes sobre seu novo navio. O primeiro filme seria uma espécie de documentário, mostrando detalhes da construção da réplica. O segundo, seria ficcional, tendo como set o oceano índico. De acordo com Palmer, o seu Titanic será muito melhor que o que dirigido por James Cameron.

"O roteiro está ótimo até o momento. Não está finalizado mas é muito interessante", declarou o bilionário. Palmer fundou seu próprio estúdio e produtora, a Palmer Pictures, que distribuirá o filme quando ele ficar pronto. As informações são do Observatório do Cinema. Em 2006, a fortuna de Palmer foi estimada em cerca de R$ 1,5 bilhão.

Diamantes podem ser usados para produzir combustível

Uma equipe liderada pela professora Anke Krueger, da Universidade Wuerzburg, na Alemanha montou um sistema fotocatalítico, um catalisador baseado na luz, cujo elemento ativo é o diamante. O mineral utilizado não são os caríssimos diamantes do tipo gema, encontrados em joias, mas nanodiamantes sintéticos, produzidos industrialmente.

O processo assemelha-se ao da fotossíntese, que reintroduz continuamente o dióxido de carbono (CO2) do ar no ciclo bioquímico da Terra, o sistema fotocatalítico usa o CO2 para produzir compostos fundamentais que podem ser usados para fabricar combustíveis líquidos para automóveis ou compostos importantes para a indústria química, como metanol, ácido fórmico e metano.

O elemento central de todo o processo é o diamante sintético. Quando os elétrons recebem energia da luz durante uma reação química dentro do diamante, eles alcançam elevados níveis de energia. É essa energia que é usada para quebrar as moléculas de CO2 e produzir o chamado C1. As informações são do portal Inovação Tecnológica.

Sotreq fornece equipamentos para evento de caminhões monstros

A Sotreq forneceu dez máquinas para a preparação da arena que recebeu o Monster Jam, maior e mais famoso evento de caminhões monstros do mundo, realizado no último final de semana na Arena Corinthians, em São Paulo. Foi a primeira edição no Brasil.

Ao todo, dez máquinas foram destinadas à preparação da arena, são elas: duas escavadeiras hidráulicas CAT 320D, uma escavadeira hidráulica CAT 336D, duas minicarregadeiras CAT 242D, dois tratores de esteira CAT D6N, duas carregadeiras de rodas CAT 950L e um rolo compactador CAT CS54. Realizado há mais de 25 anos, o Monster Jam, já percorreu grandes arenas em diferentes países e tem 4 milhões de fãs por ano. Com informações da Sotreq.