BIZARRO: Ação do homem criou 208 minerais

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Desfile campeão do Carnaval lembra desastre da Samarco; Suíço cria museu de mineração em minas abandonadas.
BIZARRO: Ação do homem criou 208 minerais BIZARRO: Ação do homem criou 208 minerais BIZARRO: Ação do homem criou 208 minerais BIZARRO: Ação do homem criou 208 minerais BIZARRO: Ação do homem criou 208 minerais

Imagem das galerias do Museu da Mineração na Noruega

Ação do homem criou 208 minerais

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Carnegie, em Washington, nos Estados Unidos, afirma que a atividade humana na Terra criou 208 novos minerais. De acordo com cientistas, as alterações geológicas provocadas pela humanidade na diversidade e distribuição de minerais foi a mais profunda desde o aumento dos níveis de oxigênio na atmosfera terrestre, a 2,2 bilhões de anos. O estudo, publicado na quarta-feira (1), é o primeiro catálogo global de minerais criados exclusivamente, ou principalmente, por atividades humanas, que se somam aos cerca de 5 mil criados por processos naturais, como ferro, silício e ouro. Segundo os pesquisadores, raras combinações químicas, como as encontradas em minas, aterros ou fundições provocaram a formação de novos minerais, como bluelizardite, fluckite ou kokinosite.

Segundo os pesquisadores do Instituto Carnegie, os 208 minerais criados pela ação humana representam cerca de 4% do total de minerais reconhecidos oficialmente. A maior parte deles tem origem na mineração, pela ação do fogo e da água nos túneis. Seis deles foram encontrados em paredes de fundições e três, em sistemas geotermais. Alguns minerais formados pela ação humana também poderiam ocorrer naturalmente. Três deles foram descobertos em artefatos corroídos em navios tunisianos naufragados; dois em artefatos de bronze do Egito; e outros dois em artefatos de latão no Canadá. Quatro foram encontrados em locais de cremação pré-histórica nas montanhas austríacas. As informações são do jornal O Globo.

Desfile campeão do Carnaval lembra desastre da Samarco

O desfile da Portela, escola de samba do Rio de Janeiro, foi o campeão do Carnaval carioca com um enredo sobre rios do mundo. O carnavalesco Paulo Barros apresentou na Sapucaí rios como Nilo, onde os crocodilos foram lembrados, e o Doce, atingido pelo rompimento da barragem de Fundão da mineradora Samarco, joint venture entre Vale e BHP Billiton, em novembro de 2015. Para ilustrar o rio Doce, um carro alegórico com água e lama de verdade foi levado até a avenida.

Suíço cria museu de mineração em minas abandonadas

O Museu da Mineração Allmannajuvet, em Sauda, na Noruega, foi criado pelo arquiteto suíço Peter Zumthor com o objetivo de mostrar a estética das minas de zinco abandonadas no país desde o século 19. O museu se localiza em uma das rotas turísticas nacionais da Noruega e foi construído a pedido do Estado como parte de um esforço para aumentar o turismo na região. Os edifícios estão implantados dentro e sobre a paisagem, oferecendo vistas do desfiladeiro ao passo que os visitantes se movem através dos interiores escuros do projeto. O museu foi registrado pelo fotógrafo italiano Aldo Amoretti, e as imagens mostram as galerias das minas e as palafitas que sustentam as instalações sobre as rochas. As estruturas do museu são suspensas e estão em equilíbrio com o clima frio e rigoroso. As informações são do Archdaily.

topics

loader

Most read Colunas