BIZARRO

BIZARRO: Conheça cinco laboratórios subterrâneos construídos em minas

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Dois laboratórios subterrâneos em minas na América do Norte estudam matéria escura e neutrinos; Laboratório subterrâneo na Finlândia está localizado dentro da segundo maior mina da Europa.

BIZARRO: Conheça cinco laboratórios subterrâneos construídos em minas

Laboratórios de Boulby e Cupp

O laboratório subterrâneo Boulby fica dentro da mina homônima de sal e potássio, na costa nordeste da Inglaterra. A instalação é de base científica multidisciplinar e é operada pelo Conselho de Instalações Científicas e Tecnológicas do Reino Unido (STFC).

A estrutura do laboratório a 1.100 metros de profundidade proporciona condições ideais para os estudos subterrâneos, como o baixo ruído de fundo, pesquisas sobre matéria escura e experimentos sobre raios cósmicos feitos por laboratórios astrofísicos.

Além de o uso para estudo subterrâneo, o laboratório também serve a uma ampla gama de ciências como por exemplo a geologia e geofísica, estudos ambientais e climáticos, a vida em ambientes extremos na terra e o desenvolvimento de robôs espaciais, para a busca de formas de vida fora da terra.

Outro laboratório que está construído dentro de uma mina na Europa é o de Phyasalmi, na Finlândia. A Mina é Physalmi é a segunda mais profunda do Velho Continente e é usada para extrair cobre e zinco. O laboratório conhecido como Cupp é operado pela Universidade de Oulu, e foi projetado para estudar raios cósmicos e múons de alta energia que atravessam a terra. Existem dois níveis de profundidade em que os laboratórios funcionam, a 1.420 e a 1.430 metros.

Sanford Lab e Snolab

O Sanford Lab é o mais profundo laboratório de física subterrâneo dos Estados Unidos e está localizado dentro da antiga mina de ouro Homestake, em Dakota do Sul, a 1.478 metros de profundidade. O laboratório é conhecido por ser o local em que Ray Davis fez sua experiência com neutrinos solares, que usou um tanque com tetracloretano, um tipo de desengraxante, para contar neutrinos, o que lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 2002.

A instalação abriga agora o experimento LUX, que está procurando a matéria escura, o Demonstrador de Majorana, que pesquisa as propriedades dos neutrinos, e estudos geológicos, de engenharia e biológicos. O Sanford Lab também será a sede do Dune (Deep Underground Neutrino Experiment), que usará detectores com toneladas de argônio líquido para estudar neutrinos enviados através da terra pelo Fermilab, em Illinois, a 1.480 km de distância.

A América do Norte conta também com mais um laboratório subterrâneo. Trata-se do Snolab (Sudbury Neutrino Observatory), que funciona dentro de uma mina de níquel, ainda em operação, na cidade de Ontário, no Canadá. O laboratório é usado para pesquisas a matéria escura e os neutrinos. Cientistas planejam instalar o SuperCDMS, considerado a próxima geração de caçador de matéria escura.

Laboratório Subterrâneo de Física Stawell

O SUPL (do inglês, Stawell Underground Physics Laboratory) está em construção dentro da mina de ouro ainda ativa de Stawell, em Victoria, na Austrália. O objetivo principal do projeto é verificar se a quantidade de matéria escura, em certas galáxias, muda dependendo da posição da terra.

O laboratório vai trabalhar em colaboração com o Laboratório Nacional Gran Sasso, na Itália, que já fez avanços na pesquisa da matéria escura. Como a Austrália está no Hemisfério Sul e tem estações opostas às da Itália, este efeito sazonal da matéria escura também irá testar os resultados obtidos na Itália para obter mais informações sobre os WIMPs e a matéria escura. As informações são do site Inovação Tecnológica.