BEM MINERAL

BEM MINERAL: Vale doa caminhão para cooperativa de catadores

Notas e novidades sobre sustentabilidade, meio ambiente, SST e comunidades: Yamana realiza entrega de materiais para comunidades na Bahia; Alcoa debate desenvolvimento sustentável na Amazônia

BEM MINERAL: Vale doa caminhão para cooperativa de catadores

Vale doa caminhão a cooperativa de catadores

A Fundação Vale, por meio do programa Carta Aberta, doou um veículo de carga à Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis de Canaã (Coolettar), que permitiu ampliar a capacidade de coleta seletiva nos bairros da cidade. Em agosto, a cooperativa, que tem coletado uma média de 25 toneladas por mês de material reciclável, alcançou o volume de 40 toneladas.

A presidente da Cooperativa, Valeria Pereira, afirma a importância da parceria e da conscientização da população. "O veículo contribui muito para alcançarmos os bairros e termos um cronograma de coleta. Agora, é fundamental termos a população como parceira, cada vez mais consciente do seu papel e da importância para Canaã e para o meio ambiente de ter essa atitude simples de separar e destinar para a Coolettar", diz.

Por meio do programa Carta Aberta, a Fundação Vale, com recursos financeiros repassados pelo Complexo S11D, apoia também outras três entidades em Canaã: a Associação de Apicultores, a Associação dos Produtores de Hortaliças e a Federação das Cooperativas da Agricultura Familiar (FECAF). As informações são da Vale.

Yamana realiza entrega de materiais para comunidades na Bahia

O Instituto Yamana, por meio do programa "Seminário de Parcerias", realizou a entrega dos materiais dos projetos apresentados pela Associação Comunitária Agropecuária Rural do povoado de Cafelândia (BA) e região e pela Associação Comunitária de Saracura (BA). A Associação de Cafelândia apresentou um projeto para fabricação de artesanato e foi contemplada com máquinas específicas para a atividade. Já a Associação de Saracura, cuja proposta é a viabilização de uma fábrica para costura, também foi contemplada com diversos equipamentos. Esses projetos para geração de emprego e renda são pioneiros nas duas associações. As informações são do Ibram.

Alcoa debate sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia

Alcoa compartilhou a sua experiência sobre o papel do setor empresarial no desenvolvimento sustentável na Amazônia no ‘Workshop Dimensões Científicas, Sociais e Econômicas do Desenvolvimento da Amazônia', realizado em Manaus (AM).

Fábio Abdala, gerente regional de Sustentabilidade da Alcoa para Mineração, destacou as ações transformadoras desenvolvidas pela empresa, que mantém empreendimento de bauxita em Juruti, no Oeste do Pará. O evento foi promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e o Brazil Institute do Wilson Center, reunindo pesquisadores, acadêmicos e empresários. As informações são da Alcoa.