BEM MINERAL: Vale adota tema Poluição Plástica em Semana do Meio Ambiente

Notas e novidades sobre sustentabilidade, meio ambiente, SST e comunidades: Anglo American realiza recuperação de nascentes em Goiás; MRN fecha acordo com Usaid para programa Territórios Sustentáveis
BEM MINERAL: Vale adota tema Poluição Plástica em Semana do Meio Ambiente BEM MINERAL: Vale adota tema Poluição Plástica em Semana do Meio Ambiente BEM MINERAL: Vale adota tema Poluição Plástica em Semana do Meio Ambiente BEM MINERAL: Vale adota tema Poluição Plástica em Semana do Meio Ambiente BEM MINERAL: Vale adota tema Poluição Plástica em Semana do Meio Ambiente

Vale adota tema Poluição Plástica em Semana do Meio Ambiente

A Vale adotou o tema "Basta de Poluição Plástica" do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2018, da Organização das Nações Unidas (ONU), como o tema da Semana do Meio Ambiente da Vale, que acontece entre os dias 4 e 8 de junho. Segundo a Vale, o assunto será usado pela empresa para mobilizar os empregados a enfrentar um dos grandes desafios ambientais do nosso tempo: o uso e a destinação do plástico.

Em 2017, a Vale destinou cerca de 400 toneladas de plástico para cooperativas ou pequenas empresas de reciclagem em comunidades próximas às suas operações. Com isso, a empresa contribui para a geração de renda e incremento da economia local. A mineradora é parceira da ONU em iniciativas como o Pacto Global e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, por isso, busca reforçar iniciativas da instituição em prol da sociedade. As informações são da Vale.

Anglo American realiza recuperação de nascentes em Goiás

A Anglo American, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Barro Alto (GO), realiza neste ano a recuperação de 16 nascentes que fazem parte da bacia hidrográfica do ribeirão Extrema. Ao longo do ano, a empresa investirá R$ 81 mil no projeto. Em uma segunda etapa, mais 20 mananciais em outras partes da região deverão ser contemplados.

O projeto prevê a limpeza das nascentes, cercamento das áreas de proteção, recuperação da vegetação com o plantio de mata nativa e a manutenção desses espaços, preservando e melhorando a qualidade da água na região.

A priorização da preservação das nascentes na região do ribeirão Extrema ocorreu em função da importância do curso d'água para a cidade de Barro Alto, conforme explica o gerente de Meio Ambiente da operação de níquel da Anglo American, Marcelo Galo. "O ribeirão é a principal fonte de captação do município, portanto, toda degradação nas nascentes têm impacto direto na água consumida pelas pessoas. Nossa intenção é recuperar os mananciais e melhorar a qualidade dessa água que chega à cidade", afirma. As informações são da Anglo American.

MRN fecha acordo com Usaid para programa Territórios Sustentáveis

A Mineração Rio do Norte (MRN) anunciou, na sexta-feira (25), um acordo com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid, sigla em inglês) Brasil de colaboração por cinco anos para a execução do Territórios Sustentáveis, programa patrocinado pela MRN.

O programa, criado em 2015, propõe um novo modelo de desenvolvimento, com uma gestão territorial integrada, economia diversificada e participação social. O programa Territórios Sustentáveis envolve os municípios de Faro, Oriximiná e Terra Santa, no oeste do Pará, com uma população total de 88 mil pessoas, incluindo a população urbana, agricultores, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. Para abranger todos os setores, o programa é dividido em cinco eixos: Gestão Pública; Capital Social; Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Quilombola.

Com a assinatura do acordo, a Usaid passa a fazer parte do comitê gestor do programa que, atualmente, é composto pela MRN e por três organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips): Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).  As informações são da MRN.

topics

loader

Most read Colunas