TRATAMENTO E BENEFICIAMENTO

Caterpillar lança escavadeiras semi-autônomas de 20 toneladas

A Caterpillar lançou nesta semana três escavadeiras hidráulicas de 20 toneladas da nova geração: os modelos 320 GC, 320 e 323. Esses equipamentos, usados em construção e mineração, aumentam a eficiência de operação, reduzem os custos com combustível e manutenção, e melhoram o conforto do operador, em comparação com os modelos anteriores.

Caterpillar lança escavadeiras semi-autônomas de 20 toneladas

As novas escavadeiras oferecem combinações de características projetadas para otimizar as metas de produtividade e custo dos clientes. Segundo José Fernandes, gerente de Vendas da Caterpillar, escavadeiras de 20 toneladas, considerada de porte médio, representam 65% do mercado mundial de escavadeiras e o Brasil é o maior mercado do mundo para esse tipo de equipamento, contando com dez fabricantes.

"Ainda considerada o padrão da classe de 20 toneladas, a nova 320 aumenta o nível de eficiência com a Tecnologia CAT Connect integrada, que aumenta os ganhos de produtividade. Sua tecnologia, combinada com custos mais baixos de combustível e manutenção, proporciona uma produção de baixo custo em trabalhos que exigem um grau de severidade entre médio a pesado", diz a empresa em comunicado.

Projetada para trabalhos que requerem aplicações de baixa a média severidade, a CAT 320 GC combina o equilíbrio adequado da produtividade focada em custos reduzidos de consumo de combustível e manutenção. O resultado obtido com este modelo é definido pelo alto desempenho e confiabilidade associado ao baixo custo por hora de operação.

Já para trabalhos que exigem um alto desempenho de produção, a CAT 323 é o modelo premium dessa geração de escavadeiras, trazendo a tecnologia Cat Connect como equipamento padrão e oferecendo a maior capacidade de potência e levantamento em linha. Essas características combinam o menor consumo de combustível com os custos reduzidos de manutenção para resultar na máxima produtividade com o mais baixo custo.

Os novos modelos CAT 320 e 323 ostentam o mais alto nível da indústria para tecnologias de fábrica que dão impulso à produtividade. Os dois modelos são equipados com a tecnologia CAT Connect integrada, que aumenta a eficiência da operação em até 45% para as operações tradicionais de nivelamento.

45-20-15

O princípio dessas escavadeiras é proporcionar 45% mais eficiência na operação, 20% de economia de combustível e 15% de economia em manutenção.

Oferecendo orientação de profundidade, encosta e distância horizontal para nivelar, o sistema Cat Grade 2D ajuda operadores a obter o nivelamento desejado. Quando usa a característica E-fence do sistema, o operador permite que a máquina trabalhe em segurança debaixo de estruturas, como fiações elétricas, evitando que qualquer parte da escavadeira se aproxime dos pontos definidos por ele no sistema.

O sistema padrão Grade Assist automatiza os movimentos da lança, do braço e da caçamba e, assim, os operadores permanecem no nivelamento de maneira simples e sem esforço, podendo escavar com uma única alavanca.

Já o sistema embarcado de pesagem de carga útil CAT Payload, integrado nos modelos 320 e 323, instalado na própria fábrica, oferece metas precisas de carga e maior eficiência de carregamento. O equipamento faz a pesagem com a máquina em movimento e informa a carga útil em tempo real, sem oscilação, para evitar que o caminhão fique com sobrecarga ou subcarga.

Os hardware e software Cat LINK™ conectam os canteiros de obras ao escritório para que os clientes tenham acesso a informações críticas de operação da máquina.

Os duráveis motores Cat oferecem classificações de potência combinadas com as operações de 107 a 117 kW para as três novas escavadeiras. As máquinas eficientes da Nova Geração consomem até 20% menos de combustível do que seus modelos anteriores. A operação com o novo modo Smart ajusta automaticamente o motor e a potência hidráulica para as condições de escavação, otimizando tanto o consumo de combustível quanto o desempenho do equipamento.

"A rotação do motor é automaticamente baixada quando não há demanda hidráulica, o que reduzi ainda mais o consumo do combustível", afirma a fabricante.

Oferecendo intervalos de manutenção estendidos e mais sincronizados, as novas escavadeiras CAT fazem mais trabalho a um custo mais baixo e reduzem os custos de manutenção em até 15% em relação às séries anteriores. Com maior capacidade de absorção de poeira, o novo filtro de retorno hidráulico Cat tem vida útil de 3.000 horas, um aumento de 50% em relação aos filtros anteriores.

O novo filtro de ar CAT com pré-purificador integrado e os filtros primário e secundário aumentam a vida útil para 1.000 horas, um aumento de 100% em comparação aos anteriores. Já o novo filtro na tampa do tanque de combustível tem vida útil de 2.000 horas. Cada um dos três filtros do sistema de combustível tem um intervalo de 500 horas entre os serviços.