SUPRIMENTOS

EPC é melhor opção para projetos bem definidos

“Um contrato EPC é a rota mais curta para a opção de contratação de baixo custo e qualidade, na qual os cronogramas agressivos de conclusão e o compromisso com os altos padrões de segurança completam o mix”, diz artigo técnico da firma de engenharia Ausenco.

EPC é melhor opção para projetos bem definidos

O EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção) é uma modalidade de contratação em que o contratado é responsável por todas as atividades, desde a concepção até a aquisição e construção para entregar o ativo ao usuário final ou cliente.

De acordo com Ron Douglas, vice-presidente executivo de Projetos Globais da Ausenco, o EPC, com uma equipe integrada, é a melhor opção para realizar um projeto ao longo do seu ciclo de vida, desde a concepção até o comissionamento. O motivo é que essa opção elimina barreiras tradicionais entre engenharia, as equipes de compras e a empreiteira escolhida para a construção.

"As diversas camadas ineficientes das equipes de gestão dos proprietários [owner teams] é evitada, permitindo processos de decisão e aprovação rápidos e eficientes. Essa abordagem busca alcançar a entrega [do projeto] mais perfeita possível", diz ele em artigo publicado em setembro. Clique aqui para ler artigo na íntegra.

Segundo ele, a modalidade EPC afeta de forma positiva os fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento de projetos, como criar e manter padrões elevados de segurança; cumprir cronogramas agressivos para a completação do empreendimento; integrar qualidade ao trabalho desde o projeto conceitual até a instalação; e entregar um projeto completo capaz de atingir os objetivos do negócio ao menor custo de capital possível.

"A experiência global da Ausenco em Contratos EPC e EPCM, aliados a nossa capacidade de projetar plantas de beneficiamento rentáveis, a qualidade de nossos profissionais no Brasil e no mundo são fatores importantes na nossa capacidade de agregar valor aos projetos de nossos clientes", disse Ricardo Fabel, diretor-geral da Ausenco do Brasil, por e-mail para o Notícias de Mineração Brasil (NMB).

No caso do EPCM, que tem a gestão da construção em vez da construção em si, normalmente apresenta algumas vantagens quando o projeto não tem ainda um escopo claro ou há riscos de difícil quantificação, o que faz com o que uma empreiteira eleve bastante o nível de contingência e imprecisão para lidar com esse risco.

"A Ausenco possui um ótimo histórico de contratos EPC e EPCM e, nos últimos 30 anos, já completou mais de 45 contratos ao redor do mundo. No Brasil, concluímos o projeto EPCM Tucano Gold para o cliente Beadell Resources, que consistiu na conversão de uma operação de lixiviação em pilhas para uma operação CIL (Carbon-in-Leach). Recentemente, a Ausenco foi contratada pela Trek Mining para o Projeto EPCM Aurizona, na região nordeste do Brasil", diz Fabel.