EPC é melhor opção para projetos bem definidos

“Um contrato EPC é a rota mais curta para a opção de contratação de baixo custo e qualidade, na qual os cronogramas agressivos de conclusão e o compromisso com os altos padrões de segurança completam o mix”, diz artigo técnico da firma de engenharia Ausenco.

EPC é melhor opção para projetos bem definidos

Conteúdo Relacionado

O EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção) é uma modalidade de contratação em que o contratado é responsável por todas as atividades, desde a concepção até a aquisição e construção para entregar o ativo ao usuário final ou cliente.

De acordo com Ron Douglas, vice-presidente executivo de Projetos Globais da Ausenco, o EPC, com uma equipe integrada, é a melhor opção para realizar um projeto ao longo do seu ciclo de vida, desde a concepção até o comissionamento. O motivo é que essa opção elimina barreiras tradicionais entre engenharia, as equipes de compras e a empreiteira escolhida para a construção.

"As diversas camadas ineficientes das equipes de gestão dos proprietários [owner teams] é evitada, permitindo processos de decisão e aprovação rápidos e eficientes. Essa abordagem busca alcançar a entrega [do projeto] mais perfeita possível", diz ele em artigo publicado em setembro. Clique aqui para ler artigo na íntegra.

Segundo ele, a modalidade EPC afeta de forma positiva os fatores críticos de sucesso para o desenvolvimento de projetos, como criar e manter padrões elevados de segurança; cumprir cronogramas agressivos para a completação do empreendimento; integrar qualidade ao trabalho desde o projeto conceitual até a instalação; e entregar um projeto completo capaz de atingir os objetivos do negócio ao menor custo de capital possível.

"A experiência global da Ausenco em Contratos EPC e EPCM, aliados a nossa capacidade de projetar plantas de beneficiamento rentáveis, a qualidade de nossos profissionais no Brasil e no mundo são fatores importantes na nossa capacidade de agregar valor aos projetos de nossos clientes", disse Ricardo Fabel, diretor-geral da Ausenco do Brasil, por e-mail para o Notícias de Mineração Brasil (NMB).

No caso do EPCM, que tem a gestão da construção em vez da construção em si, normalmente apresenta algumas vantagens quando o projeto não tem ainda um escopo claro ou há riscos de difícil quantificação, o que faz com o que uma empreiteira eleve bastante o nível de contingência e imprecisão para lidar com esse risco.

"A Ausenco possui um ótimo histórico de contratos EPC e EPCM e, nos últimos 30 anos, já completou mais de 45 contratos ao redor do mundo. No Brasil, concluímos o projeto EPCM Tucano Gold para o cliente Beadell Resources, que consistiu na conversão de uma operação de lixiviação em pilhas para uma operação CIL (Carbon-in-Leach). Recentemente, a Ausenco foi contratada pela Trek Mining para o Projeto EPCM Aurizona, na região nordeste do Brasil", diz Fabel.

Receba a newsletter do NMB

Britador

Peter e Alex

Peter e Alex

Dois homens que ajudaram a moldar a atividade mineral moderna nos deixaram

Opinião

Considerações às propostas de alteração do Regulamento do Código de Mineração

Considerações às propostas de alteração do Regulamento do Código de Mineração

Leia artigo do advogado Marcello Ribeiro Lima Filho sobre mudanças no Código de Mineração

Bem Mineral

BEM MINERAL: Sama Mineração alcança marca de 3 mil dias sem acidentes

BEM MINERAL: Sama Mineração alcança marca de 3 mil dias sem acidentes

Reserva Natural da Vale; AngloGold promove evento esportivo em Minas Gerais

Escolha do Editor

Perfil de Empresas

Próximos Eventos