EDUCAÇÃO

Grupos em redes sociais e sites divulgam vagas em mineração

Comunidades em redes sociais como Facebook e LinkedIn, além de sites especializados, reúnem oportunidades para quem procura emprego no setor de mineração.

 ge-logo.png

ge-logo.png

A procura por oportunidades na mineração, seja para engenheiros, técnicos ou geólogos, tem feito crescer, a cada dia, comunidades online que ajudam os interessados a encontrarem vagas de trabalho em mineradoras e prestadoras de serviço para o setor. Em redes sociais como Facebook e LinkedIn as maiores páginas e grupos abertos ou fechados reúnem mais de 60 mil pessoas.

Hoje, a maior página do Facebook, em número de seguidores e que divulga oportunidades no setor de mineração, é a "Mais Minas - Banco de Empregos, Notícias e Política". A página conta com mais de 31 mil seguidores e, apesar de não se classificar como um local especializado para quem busca vagas na mineração, a maioria dos empregos divulgados são para mineradoras e siderúrgicas que atuam em Minas Gerais, como Usiminas, ArcelorMittal Mineração e CSN, além de prestadoras de serviços. A página, que é do site Mais Minas, é focada em cidades como Congonhas, Mariana, Itabirito e Belo Horizonte.

Além de páginas que trabalham com foco na divulgação de vagas de emprego, há também diversos grupos administrados pelos próprios usuários das redes sociais onde são trocadas informações de oportunidades. No LinkedIn, por exemplo, o grupo "Técnicos em Mineração, Geologia e Metalurgia. VAGAS!" é uma comunidade fechada, onde a aprovação do internauta deve ser aprovada pela moderação do grupo. Segundo a descrição da própria comunidade, o objetivo no local é "compartilhar experiências entre profissionais de todas as áreas técnicas do setor de mineração, geologia e metalurgia, minas, produção, pesquisa mineral, geoquímica, desenvolvimento, hidrogeologia, planejamento, geofísica, operações, topografia, mineralogia".

O grupo de Facebook "Vagas de Estágios e Empregos na Mineração" conta com mais de 20 mil participantes e postagens semanais sobre oportunidades de emprego. Nele, a maioria das vagas são replicadas de sites grandes como Vagas.com ou do próprio MaisMinas.org. Um grupo menor, com perfil semelhante é o "Oportunidades de Emprego para profissionais em mineração e/ou geologia". Ambos os grupos são fechados, logo, a aprovação de novos membros dependente dos administradores. Neles as vagas não são para uma região específica, abrangendo também importantes Estados mineradores como Pará, Bahia, Mato Grosso, São Paulo e Goiás, além de Minas Gerais.

Além dos sites que são declaradamente para a divulgação de vagas de emprego, há também outros como o "Técnicos de Geologia e Mineração", que além de conter discussões sobre as áreas, também divulga oportunidades. Apesar da variedade de opções nas redes sociais, grande parte das vagas divulgadas são repetidas de um grupo para outro.

Especializado na área da geologia, o MundoGeo também possui uma sessão específica para quem busca vagas.

Sites oficiais

Apesar das comunidades onlines e sites que compilam oportunidades de emprego, o canal mais confiável para buscar vagas é nos websites das próprias mineradoras. Empresas como Vale, Mineração Caraíba, AMG Mineração, Anglo American e AngloGold Ashanti, entre outras, possuem um canal direto para cadastro de currículo.

O Notícias de Mineração Brasil não possui vínculo com a divulgação das vagas pelos grupos e ou pelas empresas. Se você leitor, quer compartilhar um link com outros sites do tipo, use o espaçpo abaixo para comentários.