EDUCAÇÃO

Mineradoras têm vagas abertas em quatro Estados

Oportunidades de trabalho são para cargos como geólogo, supervisor de manutenção de equipamentos, mecânico e engenheiro.

 Salitre-Galvani.png

Salitre-Galvani.png

Mineradoras e empresas prestadoras de serviços para o setor de mineração estão com diversas vagas de trabalho abertas nos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Sergipe. As oportunidades em companhias como CMOC, Mineração Jundu e CSN vão desde o nível técnico até cargos de nível sênior.

A CMOC, por exemplo, divulgou na segunda-feira (22) a abertura e vagas nas cidades de Catalão e Ouvidor, em Goiás, e em Cubatão, em São Paulo. Na Niobras, responsável pela produção e beneficiamento de nióbio, são oferecidas vagas para mecânico de manutenção, supervisor de produção de mina e coordenador de operação de minas. No escritório corporativo da empresa, localizado em Cubatão, são ofertadas uma vaga para analista contábil e advogado. Já para a Copebras, operação de fosfatos, é destinada uma vaga para manutenção mecânica.

A Galvani, que está implementando o Complexo Mineroindustrial Serra do Salitre, em Minas Gerais, está com 14 vagas de trabalho a serem preenchidas. As oportunidades são divididas em cargos técnicos, como supervisor de lavra, que será responsável por controlar as atividades da equipe e do planejamento da mina; assistente administrativo; coordenação de gestão de processos; além de cargos de nível pleno, como advogado trabalhista. As vagas divulgadas pela companhia expiram entre a próxima segunda-feira (29) e o dia 27 de junho.

Além das duas companhias que têm mais vagas abertas, outras mineradoras buscam contratações pontuais. A Mineração Jundu busca um mecânico de manutenção para o município de Analândia, em São Paulo. As inscrições para a vaga vão até amanhã (26) e tem como pré-requisitos ensino médio completo e curso de especialização ou técnico na área de mecânica.

A AngloGold Ashanti, por sua vez, divulgou hoje (25) uma vaga de trainee para geólogo em sua unidade na cidade de Sabará (MG). Interessados podem se candidatar até o dia 31 deste mês, e devem cumprir pré-requisitos como formação de nível superior em geologia, experiência em mapeamento geológico e conhecimento em softwares de mineração como LeapFrog e Studio, entre outros.

Também em Minas Gerais, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) busca engenheiro especialista, com formação superior em engenharia elétrica ou eletrônica. A vaga não é específica para portadores de deficiência, porém se o candidato cumprir os pré-requisitos necessários, irá concorrer a vaga normalmente. Para o cargo, a mineradora pede experiência na elaboração de estudos elétricos, como fluxo de potência, coordenação/seletividade, energia incidente e aterramento, além de conhecimento em SAP, Ms Project, ferramentas de qualidade e AutoCad.

Prestadoras de serviços e jovem aprendiz

Companhias como a Bosch e a EPC, que prestam serviços para o setor de mineração, também têm oportunidades abertas para profissionais da área. A Bosch busca um engenheiro de projetos sênior para liderar projetos e iniciativas relacionadas à mineração. A vaga é para a cidade de Campinas (SP). Já a EPC divulga uma oportunidade para técnico de mineração no Estado de Minas Gerais, sem divulgar a cidade onde o trabalho será realizado. Com salário de R$ 4.220,00, a empresa diz que a vaga não tem direito a folga de campo, nem ajuda de custo para moradia.

A Vale Fertilizantes, por sua vez, divulga 15 vaga para jovem aprendiz no município de Rosário do Catete, no Estado de Sergipe. Os candidatos devem ter entre 18 e 22 anos e possuir ensino médio completo. Todas as vagas descritas nesta matéria podem ser encontradas neste link, por meio de busca por palavras chave como "mineração" ou o nome da empresa desejada. O Notícias de Mineração Brasil (NMB) não possui vínculo com o processo seletivo das companhias.