BIZARRO

BIZARRO: Desfile da Portela terá lama de verdade

Conheça o lado curioso e insólito da mineração e dos minerais: Geóloga que mapeou fundo do oceano sofreu com machismo; Cientistas dizem que Terra tem novo continente.

 Mapa da Zelândia

Mapa da Zelândia

Desfile da Portela terá lama de verdade

O desfile da Portela durante o carnaval do Rio de Janeiro lembrará a tragédia da mineradora Samarco em Mariana, Minas Gerais. O responsável pelo espetáculo da escola de samba é o carnavalesco Paulo Barros. As alegorias vivas, com a participação de várias pessoas, são uma das marcas de Barros, mas no "carro de Mariana", como ele vem sendo chamado, só virá Alexandre Maguolo, ator que interpretou Moisés no desfile do ano passado. Ele vai homenagear os pescadores do rio Doce, que ficou imerso em lama depois do rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração da Samarco. De acordo com o jornal O Globo, o carro terá lama de verdade.

Geóloga que mapeou fundo do oceano sofreu com machismo

Marie Tharp, primeira geóloga a mapear o fundo do mar ouviu que sua ideia era um "papo de garota". O trabalho de Marie foi realizado em 1948 e, posteriormente, ela criou a teoria das Placas Tectônicas, com o oceanógrafo Bruce Heezen. De acordo com o livro "Women of Science", as mulheres representavam apenas 4% dos cientistas do mundo de 1920 a 1970. Em seus estudos, Marie e Heezen mostraram que a separação dos continentes aconteceu graças ao movimento das placas tectônicas e que a teoria da Deriva Continental Alfred Lothar Wegener estava correta.

Nascida em 1920 nos Estados Unidos, Marie é filha de um topógrafo e acompanhou desde cedo o trabalho dele no Departamento de Agricultura dos EUA. Durante a Segunda Guerra Mundial, com muitos homens a serviço do exército, Marie teve a oportunidade de ingressar na Universidade de Michigan, onde realizou mestrado em geologia. Na época em que elaborou a teoria das Placas Tectônicas, Marie era proibida de realizar trabalhos de campo, pois acreditava-se que as mulheres poderiam trazer má sorte. As informações são do jornal Nexo.