INOVAÇÃO

Zeiss volta ao setor de mineração com ferramenta de análise mineral

A companhia alemã Zeiss lançou, no fim de julho, o Mineralogic Mining, equipamento de análise petrológica automatizada. O sistema serve para avaliação quantitativa de minério durante a fase de exploração e de processos de controle de rejeitos e de recuperação.

Zeiss volta ao setor de mineração com ferramenta de análise mineral

O Mineralogic Mining abrange um mecanismo de análise mineral, um microscópio eletrônico de varredura e espectômetros de energia dispersiva, com o objetivo de gerar análises automatizadas, relatórios rápidos e mapas Energy Dispersive X-ray Spectroscopy (EDS) de alta resolução.

O novo produto da Zeiss oferece ao mercado de recursos naturais a possibilidade de customizar o fluxo de fluxos de trabalho de análise de amostra. A precisão da classificação mineral do Mineralogic Mining, segundo a companhia alemã, é melhor devido à capacidade de poder escolher entre quatro diferentes técnicas de classificação de mineral.

Um conjunto completo de funções de processamento de imagens também está disponível, com a proposta de melhorar o discernimento de elementos que possuam peso atômico médio similar, como o carvão. Segundo a Zeiss, as operações de amostra são rápidas e fáceis de configura e os minerais são medidos e classificados em tempo real, sem necessidade de processamentos posteriores de dados.

"O lançamento do Mineralogic Mining marca um retorno importante da Zeiss para o setor de mineração. Essa ferramenta traz para o mercado uma nova tecnologia que não exige nenhuma intervenção do operador para gerar exatamente a informação que é necessária para tomar as decisões corretas de processo", disse Allister McBride, diretor da Zeiss.

A empresa alemã possui uma gama de tecnologias para o mercado de recursos naturais, que vai de microscópios para análises morfológicas a feixes de íons para geração de imagens em 3D. O Mineralogic Mineral, o mais novo produto do portfólio da Zeiss, é oferecido com a opção de correlacionar os dados com conjuntos de dados ópticos e de raios-X, por meio de microscópios eletrônicos.

A Zeiss trabalha com lentes, óptica e optoeletrônica há mais de 160 anos. A empresa oferece produtos para as indústrias de semicondutores, automotiva, de engenharia mecânica, de pesquisa biomédica. A Zeiss também trabalha com lentes para óculos, câmeras, lentes de cinema, binóculos e planetários.

TOPICS: