III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira

Manaus receberá o III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira nos dias 21 e 22 de junho, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O tema será "Mineração no Sul do Amazonas – potencialidades e desafios para um desenvolvimento sustentável".
III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira

A exploração mineral, mais especificamente a extração do ouro, no Vale do Rio Madeira tornou-se contínua desde o final dos anos oitenta. No entanto, a exploração mineral na região do Vale do Rio Madeira e adjacências não se resume à extração do ouro. Mesmo sendo reconhecida como uma atividade de alto impacto ambiental e que também pode afetar a saúde das pessoas, a exploração do ouro nunca foi tema de discussões abertas a  população da região.

A publicação do decreto extinguindo a  Reserva Nacional do Cobre e Associados (RENCA), no dia 23 de agosto de 2017, reacendeu as discussões sobre mineração na Amazônia.

O curso de engenharia Ambiental da Universidade Federal da Amazonas (UFAM) tem discutido o tema mineração e criado fóruns para discussão do tema com a sociedade em geral.

Em setembro de 2013, foi realizado o I Seminário sobre Geodiversidade Mineração no vale do rio Madeira, cujo tema foi "O Marco Regulatório da Mineração no Estado do Amazonas". Em 2014, foi realizado o II seminário da área, com o subtema 'Mineração em Terras Indígenas'.

O III Seminário sobre Geodiversidade e Mineração no Vale do Rio Madeira terá o tema "Mineração no Sul do Amazonas - potencialidades e desafios para um desenvolvimento sustentável". Essa será uma oportunidade para que os atores envolvidos diretamente discutam com a sociedade em geral o tema, pois é necessário que se tome conhecimento sobre a questão e para que os representantes de entidades ligadas à questão, bem como os tomadores de decisão possam expor de maneira clara como está sendo encaminhada tal questão.

O evento terá a duração de dois dias e consistirá de apresentações de palestras, mesas redondas, sessão de apresentação de posters e apresentação oral de trabalhos. Ao final pretende-se entregar ao representante do poder legislativo estadual - ALE/Manaus um documento com a síntese das recomendações para elaboração de políticas públicas ligadas ao setor.

Para se inscrever, basta acessar o site do evento.

topics

loader