INOVAÇÃO

Estudante cria aplicativos para quem gosta de geologia

Nem a situação dramática da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que tem 2.500 vagas ociosas devido a uma crise financeira sem precedentes, é capaz de barrar a criatividade. Uma de suas estudantes de geologia, Cibele Saudino, desenvolveu um aplicativo para smartphones e um website para pessoas interessadas no estudo, investigação e curiosidades envolvendo a geologia e áreas afins.

 Página inicial do website Geologou

Página inicial do website Geologou

No aplicativo, o usuário poderá acessar notícias, consultar um calendário de eventos de geologia, ou mesmo um dicionário, que contém definições para o jargão dos geólogos e um manual de minerais. "O usuário poderá acessar cotações de commodities online", diz a futura geóloga em e-mail enviado ao Notícias de Mineração Brasil.

O aplicativo conta ainda com jogos interativos e uma GeoLoja com produtos personalizados para os amantes de geologia. "No site, o usuário poderá acessar também notícias, eventos e vídeos sobre geologia. Além de ter sempre novidade interativa como concursos de fotografias", diz Cibele, que tem 20 anos e cursa o segundo período de Geologia.

Ela conta que desenvolveu o app Geologou quando estava no primeiro período, durante as greves da Uerj com objetivo de aprender e ajudar as pessoas no entendimento das áreas geológicas, assim como conhecer os minerais e saber identificá-lo, estar familiarizado com os conceitos do ramo.

"Eu sempre procurava aplicativos interativos e educativos de geologia como jogos, algumas definições geológicas, características dos minerais, entretenimento, eventos, entre outros e nunca achava, quando achava era um aplicativo para cada item, isso quando não era pago. Então, resolvi criar um aplicativo gratuito onde teria todos os itens para os amantes de geologia, assim como eu", afirma a estudante, que dá seus primeiros passos como empreendedora.

Ela não estuda geologia por acaso. "Desde o meu ensino primário tive paixão por geologia. Minha mãe tem uma redação minha onde eu escrevi que gostaria de ser cientista de vulcão, ‘terra e pedra' (risos)", diz ela por e-mail.

No momento, ela não pensa em desenvolver outros aplicativos, mas sim em manter o Geologou atualizado para atender a todos os públicos de geologia: estudantes, profissionais da área e curiosos. No que diz respeito a geologia, a área com que mais se identifica é geofísica.

O aplicativo, para aparelhos que usam o sistema Android, pode ser baixado na Play Store, enquanto aqueles que usam o iOS podem fazer o download na App Store, da Apple. O endereço do site de Cibele é www.geologou.com.