GERAL

CURTAS: Jornalista equatoriana lança livro-reportagem sobre Bento Rodrigues

Leia nas Curtas de hoje: CPRM conclui projeto no Rio Grande do Sul; Cetem recebe visita de integrantes do governo de Moçambique.

 Capa do livro "Lama"

Capa do livro "Lama"

 

Jornalista equatoriana lança livro-reportagem sobre Bento Rodrigues

A maior tragédia socioambiental da história do Brasil, o rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG), é o tema do livro "Lama" da jornalista equatoriana Sabrina Duque. O acidente ocorreu dia 5 de novembro de 2015, despejou 34 milhões de metros cúbicos de rejeitos sobre o distrito de Bento Rodrigues, deixando 19 mortos e um rastro de poluição pelos 663 quilômetros do Rio Doce até chegar ao mar. "Tenho a impressão de que a tragédia de Mariana, pelo menos na América hispânica, não recebeu a cobertura merecida dos meios de comunicação. Houve gente que pensava que minha reportagem era ficção, um conto", disse a jornalista equatoriana Sabrina Duque. As informações são do portal Uai.

CPRM conclui projeto no Rio Grande do Sul

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) concluiu e disponibilizou no seu banco de dados GeoSGB os novos produtos desenvolvidos pela Gerência de Recursos Minerais (Geremi) da Superintendência Regional de Porto Alegre. O projeto da Área de Relevante Interesse Mineral (ARIM), no leste do estado, cobre 51 municípios. O trabalho de integração geológico-geofísico foi executado em uma área de 60.000 quilômetros quadrados do escudo Sul-Riograndense, que abrange o Batólito Pelotas e a porção leste do Terreno Tijucas e teve como objetivo a caracterização das principais áreas de mineralizações metálicas, controles e indicação de potencialidade. Com informações da CPRM.

Cetem recebe visita de integrantes do governo de Moçambique

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) recebeu, no dia 11 de dezembro, uma comitiva do governo de Moçambique, com o objetivo de discutir uma possível cooperação entre o Cetem e o Instituto Moçambicano de Tecnologia Mineral, que é ligado ao Ministério de Recursos Minerais e Energia do governo de Moçambique. Foram apresentados aos visitantes projetos desenvolvidos por pesquisadores do Cetem na área de tratamento de contaminação por mercúrio, com foco na aplicação da convenção de Minamata para redução ou eliminação do uso de mercúrio na mineração artesanal, projetos na área de mineralogia aplicada, química analítica, produção de materiais de referência certificados, bioprocessos, extração por solvente e processamento mineral (cominuição e flotação). Após a reunião, o grupo pôde conhecer as instalações laboratoriais do centro. Com informações do Cetem.